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Módulo Magento

Para disponibilizar a API de Pagamento do TrayCheckout como facilitador de pagamento na plataforma Magento, basta acessar o Magento Connect Manager de sua loja e instalar o módulo disponível no repositório Magento Connect ou baixar o pacote disponível no site institucional da Tray.

Instalação do Módulo Magento

Existem duas formas de realizar a instalação do módulo Magento:

  1. Instalação através da Chave da Extensão (Extension Key)
  2. Instalação através do Pacote da Extensão

Instalação através da Chave da Extensão (Extension Key)

Para instalar módulo é necessário ter a extension key do módulo, localizada no site do Magento Connect. A extension key do módulo pode ser resgatada através do link:

Magento Connect

Acesse o Magento Connect Manager de sua loja Magento (menu Sistema > Conexão Magento > Gerenciador de Conexão Magento), e cole a extension key do TrayCheckout no campo correspondente da área marcada em vermelho, em seguida clique em Install.

Magento Connect, instalação

Após a instalação do pacote, será exibido um log semelhante à imagem abaixo:

Magento Connect, instalação

Clique no botão Refresh e verifique se o módulo Tray_CheckoutApi é listado nos módulos instalados, conforme abaixo:

Magento Connect, finalizado instalação

O próximo passo é configurar o módulo (sessão 3). Clique em Return to Admin para voltar à área administrativa de sua loja virtual.

Instalação através do Pacote da Extensão

Para instalar o módulo é necessário baixar o arquivoatravés da página a seguir:

Magento

Acesse o Magento Connect Manager de sua loja Magento (menu Sistema > Conexão Magento > Gerenciador de Conexão Magento), e clique no botão Selecionar arquivo da opção Upload Package File, conforme imagem abaixo. Selecione o pacote do TrayCheckout baixado anteriormente, em seguida clique em Upload.

Magento, configuração

Após a instalação do pacote, será exibido um log semelhante à imagem abaixo:

Magento, instalação

Clique no botão Refresh e verifique se o módulo Tray_CheckoutApi é listado nos módulos instalados, conforme abaixo:

Magento, versão instalada

O próximo passo é configurar o módulo (sessão 3). Clique em Return to Admin para voltar à área administrativa de sua loja virtual.

Configuração do Módulo

Para utilizar o módulo da API de Pagamento do TrayCheckout é necessário realizar duas etapas:

  1. Configurar sua loja virtual para disponibilizar os campos necessários para a integração
  2. Configurar o módulo de pagamento TrayCheckout

Configuração dos Campos de Integração do Magento

Na integração com a API de Pagamento do TrayCheckout é necessário o envio de alguns campos obrigatórios, onde será necessário disponibilizar estes campos na plataforma Magento.

Para a configuração do módulo, acesse o menu Sistema > Configuração, e no menu lateral esquerdo procure por Configuração do cliente (faz parte do sub-menu Clientes). Ao clicar no link, serão listados as opções para configuração do cliente na loja virtual, procure pela aba Opções de Nome e Endereço para configurar os campos no Magento.

Após abrir a aba Opções de Nome e Endereço, encontre a opção Número de linhas em um endereço de rua e altere o valor para 4, onde serão disponibilizados 4 campos para cadastro do endereço, sendo respectivamente o logradouro, número, complemento e bairro.

Após alterar a opção acima, encontre a opção Exibir número fiscal e altere a opção para Obrigatório, assim será exibida a opção para o cliente informar o CPF no cadastro ou finalização da compra.

Segue abaixo imagem com a tela de configuração dos campos na plataforma Magento:

Magento Connect, configuração

Configuração do Módulo

Para a configuração do módulo, acesse o menu Sistema > Configuração, e no menu lateral esquerdo procure por Métodos de Pagamento (faz parte do sub-menu Vendas). Ao clicar no link, será listado todos os métodos de pagamento disponíveis, procure pela aba TrayCheckout – Transparente para habilitar e configurar o método de pagamento.

Segue abaixo imagem com a tela de configuração:

Magento, configurar checkout transparente

Opções de configuração TrayCheckout:

  • Ativado: opção para habilitar o TrayCheckout na finalização de compra
  • Título: título que aparecerá para seu cliente na hora de escolher a forma de pagamento
  • Status dos Novos Pedidos: status de cada novo pedido ao ser enviado para a Tray
  • Token: chave gerada no seu painel de administração do TrayCheckout, localizado no menu Perfil da Conta > Minha Conta > Dados da Conta
  • Gerar Fatura automaticamente para pedidos com produtos virtuais: caso esteja em “Sim”, os pedidos que contiverem ao menos um (1) produto virtual serão automaticamente marcados como “concluídos”, após o recebimento automático do pagamento. Isto se dá em função da não existência da etapa de “Envio” para estes produtos
  • Quantidade Máxima de Parcelas: representa a quantidade máxima de parcelas oferecida pela loja virtual, utilizando o TrayCheckout
  • Meios de Pagamento Disponíveis: Meios de pagamento que serão exibidos para o consumidor ao finalizar a compra pelo TrayCheckout
  • Parcelas sem Acréscimo: as parcelas selecionadas serão exibidas como sem acréscimo ao consumidor quando o mesmo finalizar a compra através do TrayCheckout. Esta opção somente representa a visualização no checkout da loja virtual, onde também é necessário configurar na área administrativa do TrayCheckout (menu Perfil da Conta > Configurações > Parcelamento de Vendas)
  • Taxa de Acréscimo: representa o percentual de acréscimo cobrado pelo TrayCheckout
  • Prefixo do Pedido: campo utilizado para concatenar com o número do pedido da loja ao integrar com a Tray
  • Ordem de exibição: ordem de exibição, caso exista mais de um método de pagamento
  • Ambiente de Teste (Sandbox): ambiente utilizado para que a loja possa realizar testes de integração – muita atenção para não manter este ambiente habilitado quando a loja estiver efetivamente vendendo